Estonia Hub apresenta modelo de transformação digital para implantar no Piauí

Atores da comunidade Carnaúba Valley dialogam sobre potencialidades a serem exploradas no Tech Export Hub.

 

Como parte das ações da Investe Piauí para a criação e implantação do Tech Export Hub dentro da ZPE Parnaíba, na manhã desta terça-feira (13), diversos atores dos setores econômicos de Parnaíba e da comunidade Carnaúba Valley estiveram presentes para um dialogo com os membros do Estonia Hub. O Estonia Hub tem como objetivo replicar as melhores práticas do modelo de transformação digital da Estônia no Brasil.

Para Christian Paz, gerente executivo da Investe Piauí, "as startups é o segmento que tem transformado o Piauí, por meio da inovação e tecnologia, com um alto poder de crescimento, desenvolvimento e contribuir com a economia da sua região". Dispor da presença do Estonia Hub no espaço do Tech Export Hub é potencializar o nascimento de inovação, tendências, negociações e parcerias de negócios em diversos segmentos, além da criação de um ambiente cooperativo e a projeção de uma infraestrutura que viabilizará interação de empresas, governo, universidades e institutos de pesquisa.

O encontro serviu para mapeamento dos potenciais da região de Parnaíba, que serviram de atrativos para atração de negócios e instalação dentro do Tech Export Hub. Raphael Fassoni, cofundador do Estonia Hub, teve oportunidade de conhecer mais sobre as startups do Piauí com potenciais de desenvolvimento nacional e internacional. Durante encontro no espaço da TRON - Ensino de Robótica Educativa, Raphael pode vivenciar o potencial empreendedor e tecnológico da startup fundada pelo prof. Dr. Gildário Lima, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. "O diferencial competitivo dos negócios inovadores do Piauí é sua proximidade com as instituições de ensino e professores pesquisadores", destaca o prof. Rodrigo Baluz, membro fundador da comunidade Carnaúba Valley.

 

Estônia: o novo Vale do Silício?

Nos últimos anos a Estônia vem ganhando destaque como o país mais digital do mundo, onde 99% dos serviços governamentais estão disponíveis online. Como resultado, cada vez mais os olhares se voltam para esse pequeno país báltico que se tornou um ambiente descomplicado para negócios e empreendedorismo. Apesar de ter uma população de apenas cerca de 1,3 milhão de habitantes, um sexto do tamanho de Londres, por exemplo, o país pode ser considerado como a capital das startups, com 4,6 vezes mais startups per capita do que a média europeia, com mais de mil startups atualmente, segundo o órgão Startup Estonia.

Berço de startups como Skype e Transferwise, o país foi recentemente considerado o mais empreendedor da Europa pelo Fórum Econômico Mundial. Com um ecossistema vibrante de startups, sistema tributário simples, abertura de empresas em 2 horas, serviços públicos digitais e educação pública de excelência (quarta colocada no ranking do Pisa), a Estônia tem chamado atenção do mundo como um forte candidato a “novo Vale do Silício”.

Com o programa e-Residency (Cidadania Eletrônica) é possível se tornar cidadão digital estoniano e, com isto, abrir e gerir uma empresa remotamente. Atualmente, são mais de 60.000 e-residents e 10.000 empresas. Outro programa de destaque é o Startup Visa, que permite a startups estrangeiras se estabelecer no país para explorar os benefícios do ecossistema local e expandir seu negócio globalmente. Ele também viabiliza a contratação de profissionais estrangeiros de TI de forma acelerada.

 


Imprimir   Email