Meetup debate o mercado nacional e internacional para desenvolvedores de software

O Meetup é uma ação da comunidade Carnaúba Valley e o Tech Export Hub para conectar pessoas e negócios.

 

De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Tecnologias Digitais (Brasscom), em sua pesquisa recente no último ano, a estimativa é que o país tenha uma demanda próxima de 800 mil profissionais até 2025 nos setores de programação, desenvolvimento e outros. As projeções mostram uma crise na mão de obra no setor de Tecnologia da Informação, tendo em vista que o ensino superior do país forma cerca de 50 mil profissionais anualmente. Desta forma a comunidade Carnaúba Valley reuniu em ação no Tech Export Hub, neste último sábado (26), estudantes, professores e empresários do setor para debater sobre desafios e oportunidades neste mercado de desenvolvedores de software.

Entre os assuntos abordados durante o Meetup tivemos a demanda crescente do mercado por DEVs, o processo de recrutamento que em muitos casos exigem múltiplos conhecimentos, a abertura do mercado nacional e internacional no modelo de home office e a importância da formação superior para seguir neste mercado. Para Rodrigo Baluz, professor universitário e líder da comunidade Carnaúba Valley, estes encontros são de fundamental importância para além das experiências e conhecimentos trocados entre múltiplos atores do ecossistema, mas pela oportunidade de gerar conexões e networking entre os presentes. "Jovens encontram a oportunidade de expor suas experiências de mercado, suas habilidades com ferramentas e gerar conexão com startups e o mercado", complementa o professor Baluz.

O diretor executivo da Foxinline Technologies, Roniere Souza, destaca que o ensino superior é importante para trazer a base de conhecimentos necessária para atuação no mercado como desenvolvedor de software, entretanto não é um limitador, pois muitas empresas buscam mais por jovens com boas soft skills, deixando para trabalhar internamente as habilidades e competências técnicas. "Focar pela busca de certificações profissionais torna aquele jovem que busca ingressar no mercado de trabalho um candidato mais respeitado", enfatiza Clodoaldo Brasilino, professor do IFPI Parnaíba, que está de malas prontas para trabalhar como pesquisador e desenvolvedor na área de segurança, no mercado da China.

Dentre os mais de 30 jovens presentes, vários continuam morando em Parnaíba mesmo trabalhando para empresas e startups no mercado internacional. É o caso do Dener Miranda, que hoje participa de um projeto para a Apm Music, Califórnia, tendo vínculo com a empresa Xteam, da Austrália. Ele trabalha em sistema home office a partir das instalações do coworking no Tech Export Hub, na ZPE Parnaíba. Para Dener, o profissional precisa ter muito networking, aproveitar todas as oportunidades possíveis de conhecimento e conexão com outras pessoas, para que em um momento futuro possa ser lembrado no mercado. Sebastião Galeno é outro DEV parnaibano que atua no mercado internacional, trabalha em uma startup do Canadá. "O profissional desenvolvedor de software precisa ter uma boa lógica de programação e ser flexível para poder aprender novas ferramentas e frameworks necessárias para oportunidades de trabalho que surgem", afirma Galeno.

 


Imprimir   Email