Inaugurado em Parnaíba o primeiro Polo de Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Piauí

A cidade de Parnaíba constrói sua vocação para a tecnologia e empreendedorismo digital ao fundar o primeiro Polo de Desenvolvimento Tecnológico do estado do Piauí.

A cidade de Parnaíba, no Piauí, a capital do Delta, localizada ao norte do estado a pouco mais de 300 quilômetros de Teresina (Capital) com cerca de 170 mil habitantes, tem a maior taxa de crescimento econômico do Brasil, segundo levantamento realizado pelo anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) entre municípios do interior. A cidade é a segunda maior do estado do Piauí e a quarta no Nordeste com maiores investimentos.  Com a economia ainda baseada no agronegócio  com produção e exportação de cera de carnaúba, óleo de babaçu, gordura de coco, folha de jaborandi, castanha de caju, algodão e couro, atualmente busca alternativas na tecnologia e no empreendedorismo para fortalecer-se como Polo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Na noite desta sexta-feira (17/04) o governador W.Dias compareceu á inauguração do Polo de Desenvolvimento Tecnológico localizado no complexo do Dunnas Shopping, na BR 343. "O objetivo é buscar novas idéias, por que hoje, as melhores idéias são as que fazem sucesso, e têm-se muitos alunos que estão entrando ou saindo de uma universidade e não conseguem desenvolver essa idéia" - ressalta Jean Carlo, Empresário e Analista de Sistemas. Na oportunidade, além do Governador W.Dias, Senador Ciro Nogueira e Gustavo Lima, presidente da Câmara, estavam presentes prefeitos das localidades de Caraúbas, Bom Principio, Caxingó, Murici dos Portelas, Buriti dos Lopes, Ilha Grande e Parnaíba.

A criação do Instituto Delta TIC’s, responsável pela gestão do Polo de Tecnologia, formado pela união de empresas parnaibanas que já vinham fazendo projetos entre si e que busca o desenvolvimento das tecnologias de informação na cidade de Parnaíba e consequentemente em todo estado do Piauí. Sua fundação compreende a projeção de esforços dos empresários, pesquisadores e agentes do governo, para tornar palpável medidas consideradas ideais para o crescimento do setor, economia, qualidade de vida e campo de trabalho para os egressos de TI. Profissionalizar por meio da adesão de inovação, responsabilidade social e empreendedorismo, as empresas associadas; maximizar e compartilhar resultados do faturamento deste crescimento para que o setor se torne autossustentável gerando oportunidades para nascimento e ascensão de novos negócios; devolver à sociedade por meio de contrapartidas sociais valores humanos, qualidade de vida e oportunidades e ser uma das portas para que a academia possa ter seus resultados aplicados na forma de inovação são algumas delas.


Imprimir   Email