Rodrigo Baluz recebe o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora na 2ª edição da Etapa Regional Piauí

O programa de educação empreendedora premiado destaca a implantação da comunidade Carnaúba Valley no norte do Piauí.

 

O professor Rodrigo Baluz, fundador e líder da comunidade Carnaúba Valley, recebeu nessa sexta (03/12) o Prêmio Educação Empreendedora, na categoria Ensino Superior, durante Etapa Regional promovida pelo SEBRAE Piauí. O projeto premiado, destaca a implantação da Comunidade de Startups, Tecnologia e Empreendedorismo da região norte do Piauí e sua inserção junto as instituições de ensino superior em Parnaíba na promoção de novas possibilidades no campo da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo digital, com a responsabilidade e a consciência de usar o conhecimento e a criatividade para resolver problemas, suprir necessidades, prover praticidade e bem-estar às pessoas.

 

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem o objetivo de reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora. Podem se inscrever educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC. Uma educação empreendedora preza por estimular o pensamento crítico, a análise de problemas mais complexos e a busca por soluções inteligentes para eles. Para a gerente regional do SEBRAE Parnaíba, Isabela Ribeiro, o desafio é ampliar o alcance da educação empreendedora no país e o prêmio reconhece e valoriza os professores que tenham implementado práticas inovadoras  para desenvolver competências empreendedoras.

A cidade de Parnaíba vem se apresentando como uma região emergente na promoção da cultura de negócios digitais, as startups. Para o prof. Rodrigo Baluz, este é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2012, com o nascimento de um projeto apoiado pelo Sebrae Parnaíba. Após 3 anos, com o apoio do Governo Estadual e Municipal, foi possível instalar na cidade o primeiro polo tecnológico do estado do Piauí. A partir de então, empreendedores e empreendedoras vêm dedicando tempo e esforços para criação de negócios inovadores para o mercado nacional. "Hoje, temos grandes startups parnaibanas em cenário nacional, como a TRON Ensino de Robótica, a fintech GBank, a mobtech UbizCar, a edutech Escritha, dentre outras. O mais importante da atuação da comunidade Carnaúba Valley é fomentar o desenvolvimento de negócios, transformando pessoas e promovendo o avanço econômico, social e cultural da região norte do Piauí por meio de tecnologia, inovação e criatividade", afirma o prof. Rodrigo Baluz.

"Nossa torcida agora é para a premiação nacional, que a boa prática do Carnaúba Valley possa impulsionar o surgimento de mais empreendedorismo no Brasil como um todo", afirma Isabela Ribeiro. Os vencedores estaduais do troféu ouro disputarão a etapa nacional, que será composta por votação popular e pela análise da comissão julgadora. Segundo o regulamento, os participantes serão avaliados a partir de dimensões relacionadas ao desenvolvimento do projeto, à atuação do educador ou equipe e ao impacto do projeto para estudantes, escola e comunidade. A Cerimônia de Premiação Nacional, em Brasília, deverá acontecer no mês de fevereiro de 2022.

Imprimir