SEDUC e DELTATICs inauguram em Parnaíba a Primeira Escola de Robótica do Piauí

Durante a programação do FORTIC's 2015, foi inaugurada a primeira Escola Piauiense de Robótica, a DELTA TRON, no Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba.

Avançar no desenvolvimento de laboratórios de robóticas e de projetos ligados a área da ciência e tecnologia nas escolas do Piauí. Esta é uma das propostas da primeira Escola de Robótica do Piauí, a Delta TRON, localizada no Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba, inaugurada na manhã desta sexta-feira (25). A princípio, 40 estudantes de escolas públicas e particulares vão poder aprender disciplinas como Eletrônica, Mecânica e Lógica de Programas.

"O Piauí está dando o primeiro passo para tornar a escola pública cada vez mais atraente aos alunos ao trabalhar a tecnologia da informação na sala de aula. Graças a operação de crédito estamos conseguindo recurso necessários para avançar na área da tecnologia, com o a implantação da fibra óptica nas escolas, que vai possibilitar um melhor acesso a internet, e integrando as ações na área da robótica", destacou a secretária de Educação, Rejane Dias, que participou da inauguração. O projeto pioneiro no estado surgiu da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), a Prefeitura de Parnaíba, a Universidade Federal do Piauí, a Universidade Estadual do Piauí, o Instituto Federal do Piauí, o Sebrae e empresas que atuam na Tecnologia da Informação.

Com a assinatura do termo de cooperação entre as instituições, o programa irá expandir as escolas de robótica para o município de Parnaíba, Teresina e Picos atendendo cerca de 600 alunos. "Com a primeira escola do Piauí de robótica buscamos uma educação de qualidade e respostas à curto prazo. Trata da inclusão de jovens da rede estadual do ensino médio nos municípios de Parnaíba, Teresina e Picos para que em um segundo momento podemos expandir a robótica para todas as escolas não como opção, mas como disciplina obrigatória", destacou um dos idealizadores da escola, o professor Gildário Dias Lima.

 


Imprimir   Email