Governo lança primeiro Programa de Aceleração de Startups no estado do Piauí
Startup Piauí, lançado pelo governador Rafael Fonteles, tem como objetivo tornar o Piauí cada vez mais digital e gerar novos empregos.
A Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) lançou, na manhã deste sábado (4), o Programa de Aceleração da Startup Piauí. O projeto irá contemplar 400 startups, especialmente nas áreas de saúde, educação, agronegócio, agricultura familiar e turismo, com o objetivo de contribuir com o seu desenvolvimento e torná-las grandes empresas. O programa utiliza a metodologia do Institute Technology de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, que está presente, a nível nacional, no Piauí e no Rio de Janeiro. Os dois são os únicos estados brasileiros a contar com o suporte e o acompanhamento direto desta universidade que é referência mundial em inovação e tecnologia.
As ideias inscritas serão selecionadas com base no grau de inovação e tecnologia, além da capacidade de solucionar problemas relevantes da sociedade. A partir do momento em que forem escolhidas, essas startups serão inseridas no programa e receberão consultoria e orientações em gestão financeira, marketing, planejamento, produção e operações; assessoria de comunicação e imprensa; acesso a rede de contatos e investidores; realização de palestras, treinamentos e eventos sobre gestão empresarial e temas correlatos a inovação e empreendedorismo; infraestrutura para uso compartilhado; parceria com Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI) para integração com pesquisadores, acesso a laboratórios e orientação sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia; interface com o ecossistema de inovação do Piauí e demais regiões, possibilitando a troca de informações, experiências e parcerias.
Ao final do programa, as startups de maior destaque irão participar de um programa que busca, através da criação de um fundo de investimentos anjo, oferecer aporte de capital e captação de sócios. Com isso, poderão se desenvolver, ampliar os seus negócios e se consolidar no mercado. O programa contará com o Piauí Angels, anunciado durante o lançamento como um grupo de investidores do Piauí e de outros estados dispostos a contribuir com o crescimento dessas ideias e empresas. O Startup Piauí faz parte do projeto do governador Rafael Fonteles em tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil e gerar 80 mil novos empregos, metas pilares de sua gestão. “Nosso grande objetivo é tornar o nosso estado um grande ecossistema de inovações, e que universidades, empresas, empreendedores e governos estejam juntos gerando oportunidade de trabalho e riqueza para o Piauí”, disse o chefe do Executivo.
Segundo o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, uma das principais metas com o programa consiste no Piauí ter uma empresa unicórnio, designação dada à empresa que tem faturamento superior a um bilhão de dólares ao ano em pouco tempo de existência. “É um meta ousada e que acreditamos juntos que é possível. Queremos revolucionar o nosso estado, o tornando cada vez mais tecnológico, digital e sendo referência no Brasil como um ecossistema sólido de inovações”, finalizou o gestor. “Queremos triplicar o número de startups em operação no Piauí até o fim do atual governo e para isso vamos ter o melhor método do mundo, que é do MIT, para acelerar as startups. Daqui a 12 meses já quero ver empresas que participaram do programa emitindo nota fiscal, faturando e trazendo desenvolvimento do Piauí”, afirmou Victor Hugo.
As inscrições já estão abertas, no site da Investe Piauí e serão encerradas no dia 3 de agosto deste ano. O edital que contém todas as informações sobre o programa poderá ser baixado aqui.