Tech Export Hub inicia sua operação durante inauguração da ZPE Parnaíba pelo Governo do Piauí

O Tech Export Hub é o primeiro hub de exportação de serviços e produtos de tecnologia em área de ZPE no Brasil.

 

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta segunda-feira (14), a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, segunda em funcionamento no Brasil. Com a liberação do alfandegamento, empresas que se instalarem na área de livre comércio terão, além de benefícios tributários, maior agilidade para realizar os procedimentos com a Receita Federal para exportar seus produtos. Fábrica de embarcações, de motos elétricas e desenvolvedores de serviços e produtos tecnológicos já se movimentam para aproveitar as oportunidades.

Além dos empreendimentos industriais, a área de tecnologia vai ser importante dentro da ZPE Parnaíba por causa do Tech Export Hub, o primeiro hub de exportação de serviços e produtos de tecnologia do Brasil. O Novo Marcos das ZPES, sancionado pelo Governo Federal em julho de 2021, viabilizou que empresas do segmento também pudessem operar nessas áreas de livre comércio. O hub, uma ação entre a agência de investimentos do Governo do Estado Investe Piauí e comunidade Carnaúba Valley, irá sediar empresas de base tecnológica, startups, instituições de pesquisa e incubadoras focadas na construção de produtos para exportação. Por conta disso, a ZPE Parnaíba foi inaugurada com espaço para que empresas de tecnologia, profissionais autônomos, incubadoras, universidades, empresas júnior, entre outras desenvolvam produtos e serviços com a finalidade de exportação.

“A gente já está de olho em um planejamento de 10 anos. O potencial é enorme porque quando você junta todas as empresas no mesmo lugar, você cria a sinergia entre elas e abre a oportunidade para que elas trabalhem juntas e que novos clientes apareçam”, destacou o consultor em engenharia de software para empresas internacionais Dener Miranda, que contribui para a comunidade tecnológica do Tech Export Hub e trabalha para organizações da Califórnia. Inicialmente, o local recebe empresas de Parnaíba que atuam no mercado regional e nacional, mas espera-se atrair negócios de todo o país para investir. Para isso, há parcerias internacionais com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, e com o Estônia Hub, do país báltico europeu que é considerado como o mais inserido tecnologicamente do Velho Continente pelo Fórum Econômico Mundial.

 

Segundo o chefe do executivo estadual, é um momento marcante não só para o Piauí, mas para o Brasil. "A ZPE é um estímulo ao crescimentos da venda de produtos do Piauí para o mundo. Temos um modelo que estimula a produção voltada para o mercado externo. O alfandegamento abre condições para trabalhar com moeda estrangeira e contratos diretos com outros países, o que garante a exportação dos nossos produtos do Piaui. É um momento marcante para o país", afirmou Wellington Dias.

Para Rafael Fonteles, secretário Estadual de Fazenda e coordenador do PRO Piauí, esse é um marco histórico para o desenvolvimento econômico do Piauí. "A ZPE é um local atrativo para toda indústria e empresa que tem os seus serviços voltados para exterior. Aqui contarão com benefícios fiscais, condições melhores do ponto de vista cambial e administrativo. Portanto é um vetor de desenvolvimento que vai transformar a região, gerando muitos empregos e trazendo muitas divisas para o Piauí. É um novo capítulo da história do Piauí que se inicia", disse.

A ZPE de Parnaíba é a primeira com distrito tecnológico. "Temos representantes de 13 estados interessados em implantar suas ZPEs e que estão aprendendo conosco. Hoje já tivemos a primeira rodada de negócios com 40 empresários inscritos, que puderam conversar com o governador e compreender as vantagens de instalarem suas empresas aqui na ZPE de Parnaíba, além disso, nove empresas de tecnologia já estão se instalando. Portanto as perspectivas são as melhores”, pontuou o presidente do Invest Piauí, Victor Hugo.

Para Rodrigo Baluz, representante da Carnaúba Valley dentro do Hub, "as empresas de tecnologia e profissionais instalados no Hub possuem a responsabilidade de não apenas desenvolver produtos para exportação, como também atrair investimentos nacionais e internacionais focados no mercado exterior. Precisamos transformar o Tech Export Hub em um grande centro gerador de mão de obra qualificada que possa atender os projetos das indústrias sediadas na ZPE Parnaíba."

 

Fonte: Governo do Piauí e Piauí Negócios

 

Imprimir