Ecossistema de inovação de Parnaíba dialoga com a Invest Piauí para criação do Tech Export Hub na ZPE

Primeira ZPE no Brasil aberta para exportação de serviços e produtos na área de tecnologia da informação e comunicação.

 

Na manhã desta terça-feira (28) empresários e exportadores de tecnologia da informação e comunicação de Parnaíba, estiveram reunidos com o presidente da Investe Piauí, economista Victor Hugo, para tratar sobre as condições para a criação e implantação do Tech Export Hub. O espaço fará o estado do Piauí ser referência, como a primeira Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Brasil a trabalhar com exportação de serviços e produtos na área de tecnologia da informação e comunicação.

Os investimentos do governo do Piauí estão concentrados para finalização da área de alfândega da ZPE de Parnaíba, que permitirá o pleno funcionamento de suas operações, com a regulação e controle da entrada e saída de mercadorias pela Receita Federal. O novo Marco Legal - Lei n. 14.184, de 14 de julho de 2021 - moderniza o funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação no país, com a finalidade de desenvolver a cultura exportadora, de fortalecer o balanço de pagamentos e de promover a difusão tecnológica, a redução de desequilíbrios regionais e o desenvolvimento econômico e social do País.

O termo de cooperação técnica entre a Investe Piauí e a comunidade Carnaúba Valley permitirá a construção de um Plano de Exportação para os produtos e serviços existentes no Tech Export Hub. O espaço irá atrair empresas e desenvolvedores de software, não apenas no estado do Piauí, como também nacionais e internacionais, que visam explorar a cultura tecnológica em regiões com mão de obra mais acessível. Para Dener Miranda, parnaibano e DEV há mais de 5 anos para mercados internacionais, o projeto viabilizará que novas empresas e desenvolvedores de software possam ser atraídos pela qualidade de vida do litoral do Piauí e venham se instalar dentro do Hub, desfrutando dos benefícios da exportação em uma ZPE.

O Tech Export Hub contará com um amplo espaço de coworking para receber profissionais de tecnologia em ambientes inovadores para desenvolvimento de suas atividades. Também, desfruta de uma moderna infraestrutura para hospedar empresas de base tecnológica. "O governo do Piauí não medirá esforços para tornar a ZPE de Parnaíba uma referência em exportação de serviços e produtos tecnológicos", afirma o presidente da Investe Piauí. "O projeto é um compromisso assumido pelo governador Wellington Dias e pelo secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, com a comunidade Carnaúba Valley", complementa Victor Hugo.

Imprimir