Sebrae Parnaíba realiza Workshop para lançamento da Metodologia Ecossistemas Locais de Inovação

Evento reuniu lideranças de vários segmentos econômicos do município para fomentar a inovação no litoral do Estado.

 

Nesta terça-feira, dia 05 de abril, aconteceu o 1º Workshop do Ecossistema de Inovação na Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba. O evento contou com a presença de lideranças empresariais de diversos segmentos econômicos, que são potenciais para geração de inovação na região norte do Piauí. Durante a programação do workshop foi realizada a apresentação do estudo de identificação de atores estratégicos para o ecossistema. Na ocasião, as lideranças empresariais das áreas de saúde, agricultura, pecuária, produtos alimentícios, pesca, turismo, educação, confecção e fabricação de produtos minerais não-metálicos conheceram a metodologia do ecossistema de inovação, que identificou as atividades econômicas com potencial tecnológico existente no município de Parnaíba. Em um segundo momento, serão formados grupos de trabalhos, no formato de Café Tecnológico, para analisar e validar o nível de maturidade de inovação dos segmentos econômicos, por meio de um radar desenvolvido pelo Sebrae. A perspectiva é promover, nos próximos meses, atividades semelhantes nas demais unidades regionais do Sebrae no Piauí.

O ecossistema de inovação se caracteriza por um conjunto de relações complexas, que se formam entre os atores ou entidades que estão envolvidos para viabilizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Os ecossistemas de inovação devem apoiar os estágios de desenvolvimento de um empreendimento. "Para que as empresas cresçam e o ecossistema como um todo se fortaleça, é necessária a conexão de empreendedores, organizações públicas e privadas, instituições de ensino e pesquisa, ambientes de inovação e governo. De forma colaborativa, conseguiremos desenvolver ações assertivas, com resultados concretos", avalia a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

A inovação está relacionada a soluções competitivas que geram valor para o mercado. Com esta percepção o ecossistema deve estar organizado para dar celeridade ao processo de consolidação das empresas inovadoras, permitindo que passem pelos diversos estágios de desenvolvimento de um empreendimento e se consolidem em mercados mundiais e complexos no menor tempo possível. "Reunimos representantes dos segmentos com maior vocação para inovação. Percebemos que é necessário organizar o ecossistema, de maneira que se tenha a sistematização das operações, criando níveis de apoio por parte do Sebrae para que o mesmo possa evoluir de incipiente para maduro, com a integração de ações e envolvimento dos atores locais", comenta o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.

O empreendimento deve ser entendido como o elemento foco do ecossistema de inovação. O ecossistema existe para gerar empresas inovadoras. Assim o ecossistema deve prover ações para estimular o empreendedorismo, transformar ideias em produtos, gerar novas empresas, apoiar o crescimento dessa empresa e ajudá-la a ser competitiva. E para cada estágio de desenvolvimento do empreendimento deve existir um conjunto de ações para apoiá-lo. O sucesso do empreendimento depende da efetividade destas ações. A eficiência e efetividade dessas ações se reflete no sucesso do empreendimento, preparando e gerando um ambiente mais adequado para seu desenvolvimento. "Parnaíba vem sempre se posicionando como uma cidade com vocação para o protagonismo quando o assunto é inovação e tecnologia. Esta primeira fase da metodologia será consolidada na forma de um Plano de Intervenção, com ações definidas que irão apontar para a geração de soluções inovadoras que irão apoiar problemas nos segmentos econômicos de Parnaíba e região", aponta Rodrigo Baluz, consultor Sebrae para aplicação da metodologia em Parnaíba.

Imprimir