Parnaíba Pedra do Sal

Parnaíba: nossa casa

De um deslumbre natural e com clima tropical Parnaíba tem clima agradável, sol o ano inteiro e desponta como principal destino turístico da região norte do Piauí, com lagoas, rios, igarapés, a Praia da Pedra do Sal, cujos despontar e pôr do sol são incomparáveis. É terra acolhedora que recebe e encanta também pelo seu povo, cultura, artesanato, gastronomia e tantas outras tantas manifestações.

Em meio à singularidade de uma cidade litorânea e histórica, Parnaíba reflete mudanças e adaptações com grande potencial de crescimento e desenvolvimento econômico em vários aspectos. Frequentemente classificada como cidade universitária, pela grande quantidade de jovens egressos de cidades vizinhas que fixam residência temporária para estudar em uma das quase dez instituições de ensino superior da cidade, Parnaíba apresenta uma vertente de inovação tecnológica com promissora evolução.

Parnaíba Pedra do Sal

Foto: Vista aérea Parnaíba, Chico Rasta

Mais conhecida por ser a porta de entrada do Delta que leva o seu nome, Parnaíba é uma cidade que beira 310 anos de história, porém comemora apenas 176 anos de emancipação política. O segundo maior município do estado, com cerca de 150 mil habitantes, apresenta, no decorrer do seu processo histórico, inúmeras peculiaridades, como sua configuração de cidade portuária, o que representa atualmente, um dos seus principais cartões postais - o Porto das Barcas.

Parnaíba Pedra do Sal

Foto: Vista aérea Pedra do Sal, Chico Rasta

Antes conhecido como Porto Salgado, devido ao comércio do charque no século XVIII, o Porto das Barcas é um complexo arquitetônico, tombado e recentemente restaurado, que fica na margem direita do rio Igaraçu. Além do charque, como carro chefe da empreitada comercial na cidade, também merece notório destaque a produção leiteira. A criação de gado, além do fator econômico, teve papel marcante no surgimento do principal elemento cultural da cidade - o Bumba-meu-boi. Parnaíba, devido à grande agitação de embarcações àquela época, tornou-se uma feitoria crescente do comércio, que continua sendo até os dias atuais, a principal atividade econômica da cidade junto ao setor de serviços de diversos segmentos.