Carnaúba Valley comemora 2 anos de fundação lançando site institucional e edital para mentorias

A Carnaúba Valley tem como propósito conectar pessoas que buscam promover o desenvolvimento regional por meio de negócios inovadores.

Há dois anos, a comunidade Carnaúba Valley surgiu em Parnaíba para conectar mentes que percebem e absorvem as mudanças nos processos e formas de fazer as coisas e estão abertas às inovações tecnológicas. Mas essa história teve início lá atrás, em 2013 com o lançamento do projeto PHBTICs, que em 2015 se concretizou na criação do Delta TICs - o primeiro Polo de Desenvolvimento Tecnológico do Piauí, em Parnaíba. Desde então, essas conexões só cresceram na cidade, o que fez surgir essa comunidade organizada.

Ao longo destes anos, podemos avançar no apoio e consolidação de novos negócios para o desenvolvimento socioeconômico de Parnaíba. Startups como a TRON - Ensino de Robótica (edutech), a GBank (fintech) e a Lici (varejo) são alguns exemplos que hoje ganham operação no cenário nacional. A comunidade Carnaúba Valley colocou a cidade de Parnaíba em destaque nacional, como uma das cidades emergentes para inovação e tecnologia no Nordeste, de acordo com o Mapeamento de Comunidades desenvolvido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Para celebrar tudo isso - e o que virá - na noite de ontem, a comunidade organizou um evento virtual aberto, que contou com a participação de Alexandre Mori, líder da comunidade Tambaqui Valley, de Rondônia. A noite começou com um bate-papo, onde Mori falou sobre o tema “A importância da comunidade para o ecossistema”, e abordou vários pontos importantes como, por exemplo, sobre as soluções adotadas no setor empreendedor e tecnológico desde o início da pandemia. Outro destaque foi para o papel que as parcerias, com poder público e com instituições de ensino, têm nas ações de uma comunidade tecnológica.

Também destaque na noite foi o lançamento do I Edital Programa de Mentorias - o primeiro edital criado totalmente pela comunidade, com a finalidade de selecionar três ideias empreendedoras, de Parnaíba e região, para receberem orientação de profissionais experientes em várias áreas do conhecimento e mercado, de como dar os próximos passos no seu negócio.

A comunidade deu início a um cadastro que visa mapear instituições, startups, empresas e pessoas interessadas em fazer parte da Carnaúba Valley. A finalidade do mapeamento é construir, de modo eficiente, uma rede de conexões mais acertadas entre pessoas com interesse em se conectar, a fim de realizar negócios, propor parcerias, eventos ou outras atividades de fomento ao ecossistema de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Você pode fazer parte.

Em 2021, a comunidade entra numa nova etapa. Com a criação do seu Comitê Gestor no final do ano passado, novos rumos vêm sendo traçados e ações mais pontuais, como o edital de mentorias e o mapeamento, vêm sendo implementadas para que a comunidade cumpra seu propósito - conectar pessoas que buscam promover o desenvolvimento por meio de negócios inovadores.


Imprimir   Email