DELTATICs aprova seu novo Estatuto Social como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação

O Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta tem nova diretoria eleita para o quadriênio 2023-27.

 

Na manhã deste sábado (08), no auditório do Sebrae em Parnaíba, ocorreu Assembleia Geral Extraordinária para homologar as alterações no Estatuto Social do Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta (DELTATICs), agora na forma de uma associação, sem fins lucrativos ou econômicos, caracterizada como um Instituto Científico, Tecnológico e de Inovação – ICT, além da realização de eleição para nomeação dos novos membros da Diretoria Geral e Conselho Fiscal. O DELTATICs foi fundando em 2015, quando foi responsável pela gestão e governança do primeiro Polo de Desenvolvimento Tecnológico do Piauí, em Parnaíba.

 

Com a aprovação do novo estatuto, o DELTATICs passa a ter como missão promover continuamente o ensino, a pesquisa científica e tecnológica, a inovação, bem como a cultura empreendedora, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do sistema produtivo, social e econômico nacional e regional. Suas atividades serão voltadas, prioritariamente, às áreas de pesquisa científica, de educação, de desenvolvimento do conhecimento científico, profissional e de tecnologias inovadoras aplicadas à gestão, apoio às startups, ao desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica.

Enquanto uma ICT, o Instituto DELTATICs poderá estabelecer o desenvolvimento de alianças estratégicas, o desenvolvimento de projetos em parceria com a iniciativa privada, a captação, gestão e aplicação de receitas para o incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, a cooperação com o desenvolvimento dos ambientes de inovação no Estado do Piauí, especialmente na região norte, sua principal área de atuação. 

Na mesma oportunidade, a Assembleia também elegeu a nova composição para a Diretoria Geral e Conselho Fiscal. Assume como Diretor Presidente o Dr. Rodrigo Augusto Rocha Souza Baluz, professor da Universidade Estadual do Piauí, campus de Parnaíba, que tem atuação direta como um dos líderes da comunidade Carnaúba Valley. São seus demais diretores: Diretor Executivo - Arnaldo Souza Aguiar; Diretor Administrativo Financeiro - Edisaac Souza Saraiva; Diretor de Pesquisa e Inovação - Gildário Dias Lima; e, Diretora de Negócios e Empreendedorismo - Celina Maria de Souza Olivindo. O Conselho Fiscal tem como titulares: Dener Silva Miranda, Roniere da Silva Souza e Horlânia de Sousa Brito. São seus suplentes: Ariny Carvalho de Freitas Fonteneles, Raphael Prado Araújo e Luiz Lins Monteiro Júnior.

"O Piauí vem em franca expansão no segmento da Tecnologia, Inovação e Startups. São vários atores dentro do Ecossistema trabalhando de forma coordenada para avanços de políticas públicas e privadas para o apoio aos empreendedores e desenvolvimento de inovação dentro das instituições de ensino. O Instituto DELTATICs se insere neste cenário como uma importante ferramenta no processo de mudança, contribuindo não somente com a formação do estudante, mas também criando laços e aproximando a universidade e a comunidade", afirma o Rodrigo Baluz, diretor presidente eleito.

Acesse o novo Estatuto Social do Instituto DELTATICs.

 


Imprimir   Email