Tribunal de Justiça do Piauí passa a utilizar tecnologia de uma empresa parnaibana

O sistema CERURBJus, Central de Regularização Fundiária Urbana da Justiça, foi desenvolvido pela Foxinline Technologies.

 

Na última quinta-feira (20) foi oficializada a contratação da empresa Foxinline Technologies, responsável pelo desenvolvimento do sistema CERURBJus (Central de Regularização Fundiária Urbana da Justiça), que tornará o processo de regularização fundiária mais célere. A empresa desenvolveu o sistema especialmente para atender ao Programa Regularizar do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. "O principal propósito do sistema é criar padrões de análise para os documentos, assegurando a consistência e uniformização dos dados. Dessa forma, será possível transmitir os dados de forma precisa e confiável ao sistema das serventias extrajudiciais para a prática dos atos registrais necessários à emissão do registro de imóveis", destaca o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa.

 

O sistema CERURB nasceu a partir algumas constatações obtidas pela equipe de negócios da Foxinline. Diversas viagens foram feitas pelo Brasil, buscando especialistas em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Recife e Alagoas. Foi percebido que 50% dos imóveis no Brasil ainda são irregulares, havendo um gap na regularização fundiária antes mesmo de chegar nos cartórios brasileiros. "A regularização fundiária não parte apenas da inteligência jurídica, mas também necessitam de processos e execução, abrindo um espaço para automatização", completa Ely Júnior, sócio e desenvolvedor da Fox.

Ely Bezerra, sócio fundador da Foxinline, detalha os três pilares que tornam o sistema referência para todo o país. “O primeiro pilar é o de comunicação, em que integra o sistema ao PJe, Cartórios, Receita Federal e OAB; o segundo pilar é o impacto social, tendo em vista que conseguimos entregar títulos de imóveis de forma mais rápida em razão de sua integração com as serventias de registros de imóveis, o que leva à concretização de direitos para a população; e o terceiro pilar é a inovação, já que é a única ferramenta no Brasil que faz o que o TJ-PI está fazendo”.

Para toda a equipe da Foxinline alcançar este contrato foi algo de grande destaque, que os tornam a maior empresa do Piauí no segmento cartórios e regularização fundiária. Foram várias etapas de validação de conceito e experimentais que a equipe de desenvolvimento da solução teve que comprovar perante os membros do TJ-PI até chegar a fase de contratação. Nesse contexto, a adoção da tecnologia torna-se essencial para garantir os direitos fundamentais e promover maior eficiência nos serviços prestados pelo Poder Judiciário à sociedade. O juiz coordenador do Programa, Leonardo Brasileiro, enfatiza que a implementação do CERURBJus representará um avanço significativo no procedimento judicial de regularização fundiária, instituído pelo Tribunal de Justiça do Estado.

"O resultado vem a partir do momento que há toda uma equipe engajada no processo", destaca Ely Júnior. Algumas vezes foi necessário sair um pouco das linhas de códigos para para poder entender mais sobre as regras de negócios. Nestes momentos a nossa equipe de programadores neste projeto - Eduardo, Nikolai, Bianca e Arthur Oliveira - foi muito competente e comprometida, complementa. "Foi incrível, a gente sempre buscou algo assim, sempre dando o máximo e ser contrato pelo TJ-PI foi algo muito incrível, o sentimento é de muita felicidade", fala Eduardo Silva, programador do CERURB.


Imprimir   Email