Escritório de contabilidade atende empreendedores de Parnaíba na formalização de empresas de inovação

O Inova Simples é um regime especial simplificado para inscrição de iniciativas empresariais que se autodeclaram como empresas de inovação.

 

Desde 2020 foi regulamentado o Inova Simples, pela Lei Complementar nº 167, de 24 de abril de 2019, como um processo simplificado de formalização do negócio que concede às iniciativas empresariais de caráter incremental ou disruptivo que se autodeclarem como empresas de inovação tratamento diferenciado com vistas a estimular sua criação, formalização, desenvolvimento e consolidação como agentes indutores de avanços tecnológicos e da geração de emprego e renda.

Para integrar uma Empresa Inova Simples é permitido um grupo com um sócio titular, um administrador responsável por gerir a empresa e um representante para corresponder o CNPJ. Esse regime tributário se assemelha as caraterísticas das startups que podem ser formalizadas nesta modalidade, sob a condição de não ter registro de CNPJ empresarial. Em Parnaíba, o escritório de Contabilidade Diego Portela vem apoiando os empreendedores na formalização de suas startups no regime Inova Simples.

"O mercado das Startups vem crescendo de forma muito acelerada, e para nós que trabalhamos na formalização de negócios, precisamos estar atualizados e preparados para apoiar as empresas de inovação. Nosso escritório já consta com vasta experiência na abertura de empresas que optam pelo sistema MEI, que procedimento semelhante para quem opta pelo INOVA SIMPLES, sendo assim, pratica habitual para nossos colaboradores.", afirma Diego Portela, CEO do escritório contábil.

Startups aprovadas no Edital Centelha Piauí passaram recentemente pela formalização de seus negócios. Para Ana Patrícia, uma das sócias da Startup Sorogum, empresa nascida na Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar, fazer nascer uma empresa do zero foi um grande desafio, pois em geral professores e alunos da universidade não possuem conhecimento sobre abertura de empresa e gestão administrativa. "O fato de termos conseguido abre caminhos para que novas empresas inovadoras surjam na academia, o que cada vez mais vai aumentar a inovação no nosso país. Os principais desafios claramente são a falta de experiência na área empresarial, e a busca de orçamento para que nossa ideia chegue ao mercado", complementa Ana.

Diego Portela enfatiza que mesmo com tanta disseminação de informações, é de suma importância ter cuidado com as falsas notícias e orientações. Portanto, torna-se essencial a consulta a um profissional contábil, por mais hábil que o empresário seja, sempre existem detalhes que só em um escritório de contabilidade poderá melhor orientar. Para Ana, a necessidade de buscar um escritório especializado foi a capacidade de sanar suas dúvidas sobre abertura de empresa, processos juntos à prefeitura e obrigações contábeis que não tinham conhecimento. "Conseguimos fazer os processos de forma mais rápida e eficiente. Com certeza indicaria um escritório especializado para qualquer empreendedor que queira abrir uma empresa de inovação. Agiliza o processo, e permite que os sócios cuidem dos outros processos relacionados à empresa e ao produto", destaca Ana Patrícia.


Imprimir   Email