Startup Escritha assina contrato com a Fadex para potencializar a pesquisa científica nas instituições do Piauí

A comunidade Carnaúba Valley se aproxima de manter parceria com a Fadex para desenvolvimento de startups no Piauí.

 

Nesta última sexta (03) estiveram reunidos membros da startup Escritha, representante da comunidade Carnaúba Valley e gestores da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação - FADEX, para celebração do contrato de parceria que se destina a potencializar o desenvolvimento de pesquisa científica nas instituições federais de ensino do Piauí. Serão diretamente beneficiadas por esta parceria a Universidade Federal do Piauí - UFPI, o Instituto Federal do Piauí - IFPI e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar.

A startup Escritha apresenta uma plataforma que proporciona experiências únicas na produção científica, e auxilia no desenvolvimento do trabalho, desde a concepção da ideia até a geração do arquivo no formato Word ou PDF. Através da tecnologia, possibilitam que usuários possam criar, organizar, gerir e produzir trabalhos científicos, proporcionando aos seus usuários uma pluralidade de opções e recursos para produzir com qualidade. Como a pesquisa científica é universal a plataforma Escritha é para todo tipo de trabalho, em qualquer lugar do mundo. Hoje, a startup possui em sua base de dados estudantes e professores de mais de 83 instituições, 19 estados e mais de 90 cidades no Brasil. Para a equipe de gestores, a missão é ser o maior grupo educacional do Brasil sem ter uma instituição, seguindo o modelo da UBER (não tem carro), AIRBNB (não tem hotel) e NUBANK (não tem agência).

Marcos Ayres, CEO da startup, explica que durante sua vida acadêmica percebeu a necessidade de uma plataforma capaz de resolver uma série de problemas. "Nesse processo eu percebi que a relação orientador-estudante estava artesanal e analógica. E comecei a desenhar uma plataforma que conseguisse resolver os problemas dessa relação e ir além, integrando a instituição", afirma.
"Nossa startup tem como persona principal o professor, disponibilizando gratuitamente uma plataforma que ele pode tanto produzir, como acompanhar projetos de estudantes que estejam na plataforma. O professor recebe acesso vitalício a plataforma, suporte e treinamento", completa Marcos Ayres. O modelo de negócio da startup é B2B2C, podendo atender estudantes, professores e instituições de ensino e pesquisa.

A startup nasce com o apoio da comunidade Carnaúba Valley, que atua no fomento ao desenvolvimento de negócios, transformando pessoas e promovendo o avanço econômico, social e cultural da região norte do Piauí por meio de tecnologia, inovação e criatividade. Ainda durante a reunião, o professor Rodrigo Baluz, pesquisador da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e líder da comunidade, pode dialogar com os gestores da FADEX no sentindo de estender este modelo de parceria para outras startups do estado, potencializando a cultura de inovação e geração de negócios digitais no Piauí.

Para o superintendente da FADEX, professor Samuel Pontes, o trabalho desenvolvido pelas comunidades de startups do Piauí é louvável, merecendo toda atenção possível dos órgãos de gestão pública e privada de fomento à pesquisa e inovação. "Prof. Baluz parabéns pelo trabalho desenvolvimento e estaremos brevemente em Parnaíba para dialogar com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e a comunidade Carnaúba Valley no sentindo de viabilizarmos mecanismos para um acordo de cooperação técnica no sentindo de apoiarmos o surgimento de mais startups com potencial como temos aqui hoje, com a startup Escritha", afirma o superintendente.


Imprimir   Email