Pesquisadores membros do Carnaúba Valley aprovam suas pesquisas no Edital Catalisa ICT

Os projetos foram aprovados dentre as mil pesquisas do Brasil com maior potencial de inovação.

 

O Brasil precisa de negócios inovadores de base tecnológica para acelerar seu desenvolvimento econômico e social. As universidades brasileiras produzem uma quantidade expressiva de conhecimentos que precisam ser aplicados para gerar inovações. Para fazer a aproximação entre a academia e o mercado, o Sebrae criou o CATALISA ICT, uma jornada de aceleração que vai oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.

O CATALISA ICT tem o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da:

a) criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos;

b) transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas;

c) inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios.

No ranking nacional de aprovações, o Piauí ficou em 9º lugar. Na região Nordeste, o Estado conseguiu o 4º lugar em número de projetos aprovados. "Dos 46 projetos inscritos, 35 foram aprovados, uma efetividade de 76%. Estamos entre os dez Estados do país que mais aprovaram propostas", destaca o analista do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes. 

Após a fase de capacitação online, os participantes irão desenvolver um plano de inovação próprio, abrangendo desde a sua pesquisa até o seu futuro negócio. Esse documento será submetido a um novo edital, que possibilitará a obtenção de subsídios de até R$ 150 mil por plano, para execução do mesmo. Além disso, o Sebrae irá acompanhar o desenvolvimento desses futuros negócios no mercado, incentivando o contato com possíveis investidores.

 

 


Imprimir   Email