Políticas públicas são debate no II Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciências do Piauí (FORTICs)

Evento único no Piauí a reunir poder público, empresários, academia e sociedade civil visando impulsionar os negócios inovadores.

 

Na sexta-feira, 29 de setembro, foi realizado no auditório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) o II Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciências do Piauí (FORTICs). O FORTICs tem como objetivo integrar a quadrupla hélice (academia, empresas e instituições representativas, poder público e sociedade civil), para que juntos possam debater e construir políticas públicas de fortalecimento ao desenvolvimento socioeconômico do Piauí, impulsionadas pela inovação, ciência e tecnologia.

O evento nasceu em 2015, quando Parnaíba sediava um projeto pioneiro no estado do Piauí – a criação do Polo de Desenvolvimento Tecnológico. Um modelo de condomínio de empresas que, próximas umas das outras, poderiam trocar experiências e oportunidades, além de gerar um verdadeiro ecossistema de inovação. Após um longo hiato em sua execução, o FORTICs 2023 acompanha o momento de crescimento que vive o Piauí no avanço de suas políticas de transformação digital e fomento à pesquisa e inovação, com o nascimento e fortalecimento de suas startups.

"Saímos dessa segunda edição bem satisfeitos pela troca de experiências e vivências com casos reais já em execução, seja no estado do Piauí, seja nos estados representados pelos nossos convidados palestrantes", afirmou o organizador do evento, o professor Rodrigo Baluz, diretor-presidente do Instituto Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta (DeltaTICs). O FORTICs teve a presença de participantes de outros estados, como Sergipe e Ceará, que trouxeram cases de sucesso em políticas de inovação em suas regiões. Também teve debates e painéis envolvendo autoridades federais, estaduais e municipais, de órgãos como Fapepi, Investe Piauí, ETIPI, UFDPar e Semdec.

São por meio dessas políticas que o governo pode estabelecer diretrizes para implementar mudanças progressivas na sociedade. As novas tecnologias digitais são uma realidade em diferentes setores da sociedade, inclusive para a gestão pública. A digitalização de serviços e o uso da tecnologia nos setores públicos pode contribuir para acelerar e simplificar processos. Políticas públicas que incentivam a inovação ajudam a estimular a competitividade das empresas, bem como a criação de novas tecnologias e produtos, o que leva a novos mercados, novas fontes de emprego e crescimento econômico.

Entre as startups participantes, nos estandes de negócios, estiveram presentes Atend, Tron, Foco Smart, AloChat, Cerurb, Programe.io, Higia Health, CajuTec, ZipMap e Escritha. O evento foi finalizado com uma visita técnica ao Tech Export Hub, na ZPE de Parnaíba. No local, várias startups de Parnaíba estão instaladas, gerando emprego e renda. Algumas, inclusive já estão preparando-se para atender demandas internacionais.


Imprimir   Email