HealthTech Higia aprova projeto de Inteligência Artificial junto a FINEP em parceria com a Piauí Fomento

O projeto da Higia Health é apenas o quarto a ter aprovação na região Nordeste em recursos geridos pela FINEP.

 

Durante o lançamento das novas linhas de crédito para o mercado de negócios piauiense, feito pelo governador Rafael Fonteles na última segunda (28), a startup parnaibana Higia Health Technology celebrou a assinatura do contrato de projeto aprovado junto a Financiamento de Inovação, Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Piauí Fomento. O projeto se propõe a melhoria das ferramentas já utilizadas e geração de novas soluções baseadas em Inteligência Artificial na área da Saúde.

A Finep concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. "Com esse recurso conseguiremos entregar ainda mais tecnologia para o auxilio a tomada de decisão das equipes e gestores da saúde, facilitando o retorno rápido ao paciente e o melhor tratamento que o paciente possa precisar", destaca o CEO da Higia, Igor Alves.

A aprovação ganha destaque no Ecossistema do Piauí, por ser o primeiro projeto aprovado pelo estado com recursos FINEP. O processo foi gerido pela Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí S.A. – PIAUÍ FOMENTO, que tem por objetivo contribuir para o crescimento dos setores e regiões do Estado, se constituindo como um instrumento de desenvolvimento estadual, não apenas na concessão de financiamentos, mas desempenhando ações em complementação e apoio à atuação governamental, para o desenvolvimento dos setores econômicos do Piauí. "É gratificante saber que abrimos essa porta dentro do estado junto com o Governo do Estado e a Piauí Fomento", complementa Igor.

 

Finep/Inovacred

A linha Finep (Inovacred) tem como objetivo financiar projetos inovadores em várias atividades, como indústria, comércio, serviços, além do financiamento de equipamentos, máquinas, consultoria, investimento em mão de obra. A linha de crédito conta com um prazo de 96 meses para o pagamento com uma taxa de 0,5% ao mês. "O Estado tem que ser indutor do desenvolvimento, melhorando ambiente de negócios e fazendo investimento público relevante que melhora a  qualidade de vida, gerando emprego e renda. Então é importante investir na qualificação do povo para aproveitar as oportunidades que estamos procurando gerar. Facilitar e subsidiar o crédito para que as empresas possam tirar o projeto da gaveta e investir mais, contratar mais e gerar mais renda", comemorou o governador Rafael Fonteles.

O diretor-presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo, informa que as novas linhas contribuem para o crescimento econômico do estado, fomento o empreendedorismo e gera mais oportunidades. "A disponibilidade dessas linhas de crédito reforça o compromisso da Piauí Fomento em apoiar o desenvolvimento econômico e a inovação no estado, incentivando empreendedores a investirem em seus negócios e impulsionarem o crescimento da região", informa o gestor.

 


Imprimir   Email