Projeto Carnaúba Valley fica em 3º lugar em Prêmio Nacional de Educação em São Paulo

Projeto que incentiva fomento de negócios entre universitários disputou Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

 

O Carnaúba Valley, projeto de fomento e incentivo à cultura empreendedora para estudantes da região norte do Piauí, ficou em terceiro lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 12, em São Paulo, durante a programação da Bett Educar Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Idealizado pelo professor doutor Rodrigo Baluz, do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Parnaíba, o Carnaúba Valley é uma iniciativa que surgiu em 2019 para fomentar, por meio de apoio, treinamento, parcerias, ideias de estudantes que podem virar negócios. Desde a fundação do projeto, mais de 30 startups foram criadas.

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem o objetivo de reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora. Podem se inscrever educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013 e que já impactou 7 milhões de estudantes, por meio da capacitação de 270 mil professores.

Através do projeto Carnaúba Valley os jovens são estimulados a transformar ideias inovadoras e projetos de pesquisas em negócios. Com o uso de metodologias e programas de pré-aceleração são criadas novas startups. Dentro da comunidade, estes negócios alcançam oportunidades para serem acelerados em vários locais do Brasil ou a editais de fomentos com investimentos iniciais para construção e operação das soluções. “Representar o Piauí entre os finalistas mostra que nosso estado converge para um avanço, para a construção de uma nova economia, agora baseada em inovação e tecnologia. Uma ação que nasce na Uespi Parnaíba e que transborda para toda região norte”, disse professor Rodrigo Baluz. O Carnaúba Valley foi vencedor de etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedor, em dezembro de 2021.


Imprimir   Email