Câmara debate sobre a criação de um Centro Tecnológico e Empreendedor de Parnaíba

Requerimento do vereador David Soares permitiu que a comunidade Carnaúba Valley fizesse uso da Tribuna Livre.

 

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Parnaíba (CMP) cedeu espaço para o criador e fomentador da comunidade Carnaúba Valley, Prof. Rodrigo Baluz, que explanou para os parlamentares da Casa de Leis sobre a importância da criação de políticas públicas no município para o desenvolvimento do setor de tecnologia e empreendedorismo digital.

Tal iniciativa tem como objetivo e meta despertar e desenvolver nos jovens o espírito empreendedor, promovendo desta forma a tão sonhada geração de emprego e renda na cidade de Parnaíba. A reunião ocorreu em formato home office na noite desta quinta-feira (08) e foi requisitada pelo vereador David Soares (Progressistas), grande entusiasta do desenvolvimento tecnológico no litoral do Piauí.

Conforme explicou Baluz as ofertas de meios tecnológicos otimizariam diversos serviços comuns do cotidiano da população, principalmente no momento pandêmico que o País enfrenta, tornando ainda mais imprescindíveis o uso das tecnologias digitais. O professor destacou que mesmo sem apoio governamental, no que que tange a tecnologia, Parnaíba sempre despontou na frente da capital Teresina.

“Podemos levar um modelo de educação empreendedora para o município e para além-fronteiras. Este é um negócio que não tem barreiras físicas. É um negócio virtual por meio do qual nossos jovens poderão atender Parnaíba, o Piauí, o Brasil e o mundo. Os jovens parnaibanos não querem sair de sua cidade de origem. Eles desejam oportunidades de trabalho para permanecerem em Parnaíba”, garantiu professor Baluz ao informar ainda que em 2019 a direção do projeto foi procurada por uma empresa de Barcelona, no entanto, não foi possível efetivar a parceria. “Infelizmente não tivemos força para levar adiante”, lamentou.

Baluz solicitou o apoio da Câmara Municipal, por meio dos parlamentares, no sentido de fazer uma intermediação com o Poder Executivo para a criação de um Centro Tecnológico na cidade, com a cessão de um espaço físico gerido pela comunidade Carnaúba Valley. “Precisamos de um Centro Tecnológico e Empreendedor de Parnaíba. Precisamos também de recursos para colocarmos os projetos tecnológicos em prática. Para isso, solicitamos dos parlamentares o fomento de discussões sobre a criação de uma Lei de Inovação Municipal, pois assim será possível tirar do papel todos estes projetos que aqui explanamos”, pontuou.

O vereador David Soares e o presidente da Carlson Pessoa evidenciaram apoio ao projeto e se colocaram à disposição para levar o debate adiante.

Fonte: Câmara Municipal de Parnaíba

 

 


Imprimir   Email