Sebrae promove encontro para lançamento do Book Digital das Startups do Piauí

O mapeamento apresenta as principais startups que estão em atuação no Piauí e suas soluções inovadoras.

 

Na última sexta-feira (16), o Sebrae no Piauí realizou o lançamento do Book Digital das Startups do Piauí. O evento aconteceu no Piauí Hub Original, no Shopping Rio Poty. Entre os meses de agosto de 2021 e julho de 2022 o Sebrae, em parceria com o Instituto CUIA e Piauí Original Hub, mapeou em todo o Estado, as startups que estão em fase de operação/faturamento. “A ideia é apresentar para o público a contribuição que essas startups estão dando no processo de transição da economia tradicional para a Nova Economia. Por meio do Book Digital, as pessoas poderão conhecer quais são as principais startups que estão em atuação no Piauí e que soluções esses empreendimentos inovadores podem oferecer”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

As startups são muito importantes nesse processo de crescimento econômico por meio da Inovação. O objetivo desse material é potencializar a competitividade das startups, considerando iniciativas públicas e privadas, além de estudos e pesquisas relacionados ao ecossistema de inovação do Piauí. “O principal compromisso assumido para construção do mapeamento é potencializar a competitividade das startups, considerando iniciativas públicas e privadas. Essas iniciativas envolvem a gestão da política de inovação, transferência de tecnologias, desenvolvimento de competências, recursos humanos especializados, caracterização de infraestruturas e de serviços, difusão de boas práticas, tecnologias sociais, estudos e pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação do Piauí”, comenta o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.

Os 256 negócios mapeados pelo Sebrae Piauí e pelo Cuia representam um crescimento de 37% em relação ao mapeamento realizado anteriormente. Bringel Filho, presidente do Cuia, explica que essa ascensão decorre de vários fatores, mas destaca os três que acredita serem os principais. O primeiro é o aumento na oferta de linhas de fomento para startups. Isso contribui para o início da jornada dos empreendedores e para o fortalecimento dos negócios. O segundo foi o mapeamento ter chegado a mais municípios piauienses. Anteriormente, ele era mais focado nas comunidades de Teresina e Parnaíba. Além disso, Bringel Filho vê um maior engajamento das startups para participar do estudo, o que significa que os empreendedores entenderam a importância desse trabalho. Segundo o estudo, as startups piauienses conseguiram cerca de R$ 2,6 milhões por meio de editais.

O resultado do mapeamento está no Book Digital das Startups. Clique AQUI para baixar.

 

 


Imprimir   Email